[PT na Câmara] Governos do PT melhoraram a vida dos evangélicos, afirma Benedita da Silva
A coordenadora do Núcleo de Evangélicos do PT (NEPT), deputada federal Benedita da Silva (RJ), afirmou nesta segunda-feira (7) que o Partido dos Trabalhadores tem em comum com os evangélicos os mesmos princípios bíblicos de solidariedade e amor ao próximo, ensinados por Jesus Cristo. Cristã evangélica pentecostal presbiteriana, Benedita da Silva ressaltou que os governos do PT (Lula e Dilma) promoveram inúmeras ações de proteção social aos mais pobres, que resultaram em melhores condições de alimentação, saúde e educação, e de desenvolvimento econômico, com emprego e geração de renda, que beneficiaram todo o povo brasileiro, inclusive a população evangélica.
Segundo Benedita da Silva, ao criar Núcleos de Evangélicos espalhados por 21 estados do Brasil – com a participação de filiados e simpatizantes do segmento religioso – o partido quer antes de tudo demonstrar que tem afinidade com o trabalho social desenvolvido pelas igrejas evangélicas.
“As igrejas evangélicas, principalmente as pentecostais, têm crescido porque realizam um trabalho de acolhimento de pessoas destruídas pelos problemas da vida, mas que têm suas esperanças renovadas ao serem ajudadas pelos seus irmãos e irmãs de fé. Os governos do PT (de Lula e Dilma) sempre trabalharam neste sentido, de acolher os que mais precisam”, lembrou Benedita.
Programas sociais
A parlamentar ressaltou que durante os governos petistas vários programas sociais implementados pelo PT, e agora destruídos ou praticamente abandonados pelo governo Bolsonaro, beneficiaram diretamente a população evangélica, melhorando a sua qualidade de vida. Entre essas ações, Benedita citou o Bolsa Família (que eliminou a miséria e reduziu a pobreza), o Minha Casa Minha Vida (atualmente quase paralisado), o Mais Médicos (assistência médica em todo o Brasil), além do programa Farmácia Popular (remédio de graça ou com grande desconto para a população mais pobre) e a Transposição do Rio São Francisco.
A deputada carioca citou ainda como ações de solidariedade cristã e amor ao próximo adotadas pelos governo do PT, o reconhecimento de direitos das empregadas domésticas – por meio de uma PEC relatada pela própria Benedita da Silva – além de políticas públicas voltadas à valorização das mulheres, como a promulgação da Lei Maria da Penha (por Lula em 2006), a Lei do Feminicídio (penas mais duras para assassinatos de mulheres), o Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher (canal de denúncias de atos de violência) e a criação da Rede Cegonha (rede de atendimento as gestantes).
Em benefício dos jovens, principalmente negros e pobres, Benedita lembrou que nos governos do PT foram criadas a política de cotas raciais nas universidades públicas além de o aumento no número de vagas nas universidades federais (com criação de 11 novas unidades e dezenas de novos campis), além da criação de quase 400 Institutos Federais de Ensino.
“As ações dos governos de Lula e Dilma melhoraram a vida dos evangélicos, que podiam até mesmo ajudar mais as suas igrejas e suas ações sociais e missionárias, porque a condição de vida naquela época era muito melhor. Por isso, com os Núcleos de Evangélicos do PT (NEPT), queremos reviver essas boas memórias, que podem nos trazer esperança”, disse a parlamentar ao se referir à eleição presidencial que teremos em outubro deste ano.
Héber Carvalho